quinta-feira, 2 de junho de 2011

Ruy Cortez

Nasceu em 7 de março de 1975 na cidade de São Paulo, atualmente mora em Moscou. Diretor teatral e fundador da Cia. da Memória. Formado em direção teatral pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em 2003 e em interpretação teatral pelo Teatro-Escola Célia Helena em 1992. Seus principais trabalhos como diretor são: "Nomes do Pai", dramaturgia de Luís Alberto de Abreu (Cia. da Memória), "Hilda Hilst O Espírito da Coisa", de Gaspar Guimarães, com Rosaly Papadopol (Prêmio APCA 2009 de Melhor Atriz), "Rosa de Vidro", de João Fábio Cabral (Cia. da Memória), “A Louca de Chaillot”, de Jean Giraudoux, com Cleyde Yáconis (Prêmio APCA 2006 de Melhor Atriz), “Horário de Visita”, de Sérgio Roveri, “A Casa Antiga” e “Ophélias”, ambas de Eduardo Ruiz, "Lázaro - Uma adaptação de Crime e Castigo", de Fiódor Dostoiévski e “A Alma Boa de Setsuan”, de Bertolt Brecht. Foi assistente de direção de Ron Daniels em “Macbeth", de William Shakespeare, numa produção do Theather for a New Audience em New York e em “Rei Lear”, de William Shakespeare, na produção protagonizada por Raul Cortez.


                                    

É pesquisador do Sistema Stanislawski e das áreas de Pedagogia e Encenação do Teatro Russo - tendo já realizado duas residências artísticas em Moscou - em 2009 no Teatro de Moscou sob a direção de Oleg Tabakov e em 2006 no GITIS (Academia Russa de Arte Teatral). Em 2010, foi contemplado pelo Ministério da Cultura com a Bolsa Funarte de Residências em Artes Cênicas para realizar sua terceira residência artística em Moscou no Instituto Federal Estatal de Ensino Superior Profissional – Escola-Estúdio - Vladimir Nemiróvitch-Dantchenko junto ao Teatro Artístico Antón Pavlóvitch Tchéckov (MHAT) pelo período de seis meses. É também pedagogo há onze anos na Escola Superior de Artes Célia Helena e no Teatro Escola Célia Helena onde é responsável pelas matérias de Interpretação Teatral e Projeto de Investigação do Teatro Russo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário