segunda-feira, 4 de julho de 2011

Robert Nesta Marley - Bob Marley




E deprimente quando observamos uma parte da sociedade fazendo suas associações e julgamentos a este homem nem ao menos conhecerem sua historia de vida.  Robert Nesta Marley, seu nome artístico é Bob Marley, homem este que nasceu na cidade de Saint Ann em 06 de fevereiro no ano de 1945 no interior da Jamaica e faleceu em Maimi, no dia 11 de maio de 1981, seus pais eram Norval Sinclair Marley, militar branco capitão do exercito Inglês já sua mãe era Cedelle Booker uma adolescente negra do norte do país. Bob Marley foi um cantos, guitarrista e compositor jamaicano. Conhecido como músico do Reggae de todos os tempos, a maior parte do seu trabalho foi lidar com os problemas da classe baixa e oprimidos.
Bob foi casado com Rita Marley. Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (dois deles adotados), os filhos continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Markers.
Na juventude onde a presença do pai era rara devido a separação, Marley passou por algumas dificuldades, indo morar com sua mãe em uma favela de Kingston, onde a provocação do dos negros eram grandes devido sua cor mulata e sua baia estatura (1.63m).Bob teve uma juventude muito difícil, e isso o ajudou a ter personalidade e um ponto de vista bastante crítico sobre os problemas sociais. O trabalho de Bob Marley foi amplamente responsável pela aceitação cultural da música reggae fora da Jamaica desta forma ganhando fama internacional...
Em 1976, dois dias antes de um show gratuito organizado por Bob Marley e o então primeiro-ministro Michael Manley durante as eleições gerais, Marley, sua esposa Rita e o empresário Don Taylor foram baleados na residência do astro em Hope Road. Manley sofreu ferimentos leves no braço no tórax. Don Taylor levou a maior parte dos tiros em sua perna e rosto ao andar acidentalmente na frente da linha de fogo. Ele foi internado em estado grave, mas recuperou-se. Rita Marley também foi internada após um grave ferimento na cabeça. Acredita-se que o tiroteio teve motivações políticas (os políticos jamaicanos eram em geral violentos na época, especialmente quando as eleições se aproximavam). O concerto foi visto como um gesto de apoio ao primeiro-ministro, e supostamente Marley foi alvo dos defensores do partido conservador da Jamaica, o Jamaican Labour Party. Embora a polícia nunca tenha pego os atiradores, pessoas desconhecidas "acertaram as contas" mais tarde com eles nas ruas de Kingston.
Bob Marley era adepto da religião rastafári. Ele foi influenciado por sua esposa Rita, e passou a receber os ensinamentos de Mortimer Planno. Ele servia de fato como um missionário rasta (suas ações e músicas que isso talvez fosse intencional), fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Em suas canções Marley pregava irmandade e paz para toda a humanidade. Antes de morrer ele foi inclusive batizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie.
<>  <><>

“Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida”



 
Marley era um grande defensor da maconha, usada por ele no sentido da comunhão, apesar de que seu uso não é consenso entre os rastafáris. Na capa de Catch a Fire inclusive ele é visto fumando um cigarro de maconha, e o uso espiritual da cannabis é mencionado em muitas de suas músicas.
Marley também tinha conexões com a seita rastafári  “Doze Tribus de Israel”, e expressou isso com uma frase bíblica sobre José, filho de Jacó, na capa do álbum Rastaman Vibration.
Bob Manley diagnosticou  um câncer que espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Durante uma turnê no verão de 1980, numa tentativa de se consolidar no mercado norte-americano, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park na cidade de Nova Iorque. Isso aconteceu depois de uma série de shows na Inglaterra, mas a doença o impediu de continuar com a grande turnê agendada. Marley procurou ajuda, e decidiu ir para Monique para tratar-se com o controverso especialista Josef Issels por vários meses, não obtendo resultados.
Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana. Ele queria passar seus últimos dias em sua terra natal, mas a doença se agravou durante o vôo de volta daAlemanha e Marley teve de ser internado em Miami. Ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos. Seu funeral na Jamaica foi uma cerimônia digna de chefes de estado, com elementos combinados da Igreja Ortodoxa da Etiópia e do Rastafarianismo. Ele foi sepultado em uma capela em Nine Mile, perto de sua cidade natal, junto com sua guitarra vermelha favorita.
A música e a lenda de Bob Marley ganharam mais e mais força desde sua morte, e continuam a render grandes lucros para seus herdeiros.

Um comentário:

  1. Para mim ele é o cara!! Bjs e bom dia!
    As Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!
    Bob Marley

    ResponderExcluir